Renis R.; Neuroeducador

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC); Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPR); Especialista em Neuroeducação (2019) e Especialista em Filosofia: Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia com foco em: Ética e Linguagem pela UFAC (2018); Professor de Filosofia, formado na Universidade Federal do Acre ? UFAC (2016); Ex-Professor Substituto de Filosofia da UFAC; Professor-Interprete ? Libras. 

Desenvolve pesquisa na Filosofia da Educação na Filosofia de Platão nas Formas pelo uso da matemática e geometria descritas na Literatura dos Diálogos pelo esquema da Mente e de seu funcionamento a partir das Dimensões do Entendimento Saber, Linguagem, Crenças e Imagem, e com estudos da Triparte da Alma; 

Especialista em Neuroeducação utiliza da Arte para uma melhor compreensão da mente e do desenvolvimento cognitivo pela senso-percepção; Além de estudar a neurofisiologia, neuroanatomia do cérebro e a estrutura física do sistema nervoso-central. Doenças e comportamentos associados a demência, esquecimento e ignorância com o desenvolvimento cognitivo. Investiga questões ligadas à problemática sobre a relação Ser/Saber, Senso-percepção, pensamento-linguagem-mundo, cognição e memória dos efeitos sobre o comportamento e a compreensão. 

Devido investigar esta problemática, opera por vários temas, questões e conceitos pertencentes a vários campos da Filosofia, em especial Ontologia, Filosofia da Linguagem, Semiótica Filosófica, Filosofia da Arte e Filosofia e Literatura. Mitos, símbolos e religiões comparadas.

No campo de Educação e Ensino: Pesquisa e desenvolve adaptações e interpretações filosóficas para aulas a partir de conteúdo da Cultura Pop. Como o uso dos Quadrinhos, Cinema, Cordel, brincadeiras populares, Religiões, Desenhos e Animações, Mangás e Animês etc, como conteúdo facilitador para absorção/compreensão da disciplina Filosofia somado a História, Arte, Matemática, Física e Literatura/Português. Mostrando a conexão de todos os saberes, de todas as Artes com nossa Alma e a Filosofia.

Membro do Grupo de Pesquisa GEPEL;
Membro do Grupo de Pesquisa em Ética e Política na Filosofia Prática de Aristóteles;
Membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica Peirceana;
Membro do Grupo de Pesquisa Universos Paralelos – Educação.
Membro Voluntário da União Escoteira do Brasil e Chefe do Ramo Sênior.

MISSÃO DA ATUAÇÃO FILOSÓFICA

É conduzir o estudo e o ensino da filosofia dentro e fora das escolas de maneira mais natural possível em nível de aprendizagem. Abordando o uso de uma linguagem não acadêmica, pela própria forma de aprender filosofia e de estudá-la, sempre mostrando como ela esta em nosso dia a dia mesmo que muitos não se deem conta do uso de suas várias Correntes de Pensamento junto suas condutas, postura ética e moral diante da sociedade.
E, mostrar o Saber filosófico é um direito para todas as pessoas, de maneira simples e acessível. Retirando uma imagem e estereótipo de que a filosofia é chata, maçante e de que não servirá para nada.


Renis Ramos Silva

Atuação Filosófica -
atuacaofilosofica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUADRINHOS (HQ's) E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL

  Os quadrinhos e a filosofia da linguagem podem colaborar de várias maneiras na formação das pessoas, especialmente em relação à comunicaçã...